quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Ponto de Vista

A minha caixa de correio acabou de registar a entrada duma reacção do meu amigo e leitor assíduo deste blogue, o NINOZAZA, face às recentes manifestações protagonizadas pela população da Cidade e Província de Maputo, contra a subida da tarifa do "Chapa". Ei-la:
"Meu caro eu acho k o povo esta coberto de razão, o custo de vida esta muito caro e por outro lado acho k estas manifestações não são somente sobre o Chapa, esse é o problema manifesto por detrás disso eu vejo um povo que não vê soluções para o encarecimento constante da vida, pão que custa 6,5 meticais, entre outros bens de primeira necessidade. Vejo um povo que aproveitou esta deixa para exprimir a sua magoa pelos seus ente queridos perecidos no paiol e que nada aconteceu para com os responsaveis.
E acima de tudo um povo que olha para os seus governantes e não consegue ver esses a trazerem soluções para os problemas que os afectam diariamente. Parece que neste país só um punhado de pessoas tem direito a viver condignamente e os outros tem k sobreviver e se não o faz é porque é preguiçoso. O Governo não consegue criar as condições propicias para que o empreendedorismo das pessoas venha ao de cima e os poucos empreendedores são os filhos destes.
É muito complicado tomar decisões quando temos interesses pessoas nos centros de decisão, esta país não tem uma politica definida sobre os transportes a mão livre do mercado penso eu que não pressupõe o abandono total da responsabilidade do governo em providenciar transporte as populações. É absurdo que a TPM, que não consegue dar vazão ao seu objectivo principal que é fornecer serviços de transporte aos cidadãos, compre 5 autocarros de luxo de modo a fazer face a carência de autocarros neste seguimento do mercado.
Os transportadores estão cobertos de razão, porque eles são empresas privadas e buscam o lucro se elas estão no mercado foi porque o governo abriu espaço para que elas pudessem operar, agora não podemos esperar de um privado a mesma atitude paternalista do ESTADO. O privado tem k pagar os custos de manutenção da viatura e tem salários por pagar e depois os impostos e por fim como qualquer iniciativa de carácter privado ele tem k ir buscar os lucros porque de contrário não compensa o negócio e como não se esta para paternalismo baratos fecha ou muda de actividade.
Na minha optica o Executivo de Guebuza, tem k ser menos gastador e mais racional, em vez de estar a esbanjar dinheiro em gastos superfulos que se promovem comodidade aos membros do partido (provisão de 250 veiculos aos deputados, enquanto estes podem ir a Durbam com o seu cash e comprar carros com isenção de impostos; o próprio presidente deixar de gastar tanto em viagens e carros de luxo como o mercedes-benz da sua escolta que foi adquirido após ter assumida a presidencia da república em vez de andar no mercedes-benz que o Chissano lá deixou; viagens da primeira dama muitas delas desnecessárias, aquisição de viaturas para funcionários publicos séniores que já tem viaturas entre outras) podia alocar esses fundos para esses questões sociais que são muito importantes.
Eu acho k a gestão de um país é como gestão da casa, quando não tens muito dinheiro não te podes dar ao luxo de ter caprichos ( ter tvcabo, dstv, exemplo) tens que ser racional de modo a poupares o suficiente para periodos maus e investir em áreas prioritárias.
E deixo uma pergunta, depois do cenário desta ultima 3feira o povo viu que tem força e pode fazer mudanças. não estará aberto um precedente? "
NINOZAZA

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Tráfico de menores ou não?

A Procuradoria Geral da República, convidou, ontem, a comunicação social para informar que o caso das crianças transportadas num camião interceptado em Inchope não consubstancia tráfico de menores. O relatório da investigação efectuada, foi apresentado pelo Procurador -Geral Adjunto, o Sr. André Cumbe. Na verdade, atendendo as declarações de Cumbe, dá para afirmar, ainda que timidamente, que o relatório não me parece fruto de uma séria actividade investigativa. Não pretendo entrar em detalhes porque apenas ouvi uma pequena parte das declarações do Procurador-Geral Adjunto, que me pareceu bastante superficial. Penso que tal relatório devia ser colocado a disposição do público, da Assembleia da República, das Universidades, etc, para poder ser discutido. Penso que temos o direito de analisar a plausibilidade do trabalho feito pelo Ministério Público
Perguntas rápidas ao PGR:
1. Por que razão as crianças foram transportadas num camião e em condições deploráveis?
2. Podem nos indicar as escolas do islão para onde tais crianças se dirigiam!
3. Quem são os responsáveis por tais escolas?
4. Há quanto tempo se dedicam a este tipo de actividade?
5. Onde e como é que dormiam as crianças transportadas?
6. O que é que comiam?
7. Havia assistência médica?
8. As crianças tinham documentos de identificação?
9. Os pais de todas elas tinham conhecimento da sua deslocação ( naquelas condições) a Maputo e para uma escola de islão?

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Maputo e Gaza- cidadãos protestam a subida da tarifa dos "Chapas"

Em Maputo e Gaza, cidadãos protestam a subida das tarifas dos transportes semi-colectivos de passageiros. Há registo de danos que neste momento não se pode quantificar. Em 2005 houve manifestações da mesma natureza. Logo depois das manifestações de 2005, o Governo prometeu tomar uma série de medidas visando evitar o cenário ocorrido naquele ano. Uma das medidas consistia na aquisição de mais viaturas para as empresas TPM, TPB e TPN( em Maputo, Beira e Nampula). De lá até hoje, pouco foi feito. Mais uma subida ocorreu hoje, 5.02.2008, e lá estão os cidadãos mais uma vez em actos de vandalismo. Com ou sem razão, não sei! É sabido que ao longo de 2007 o Estado adquiriu autocarros de luxo ( assim a imprensa reportou) para a empresa TPM ( Transportes Públicos de Maputo), destinados apenas a prestação de serviço de aluguer. Não sei o que é que isto significa num País com problemas básicos de transporte (não estou a pretender insinuar nada). Chimbu, nosso economista da blogosfera, preste-me uma assessoria, por favor! Como corrigir este problema que já ocorre de forma ciclica?