quarta-feira, agosto 27, 2008

Acerca do "afastamento" de Eneas Comiche...

A Frelimo escolheu, em 22 de Agosto de 2008, o seu candidato para o Município de Maputo. Trata-se de David Simango, o actual Ministro da Juventude e Desportos e antigo Governador da Província de Niassa. David Simango derrotou o actual edil de Maputo, Eneas Comiche. Para mim não deixou de ser surpreendente o afastamento de Eneas Comiche, pois este estava a mudar para o melhor a imagem da cidade de Maputo. Comiche, para quem está a residir ou tem passado por Maputo, é uma figura certa para dirigir o Município de Maputo nos próximos 5 anos. Mas enfim...saiu Comiche. Dói!! Nada há a fazer. Que se respeite a vontade do "estado maior general da frelimo a nível da capital do país", citando o "Magazine independente" de hoje. Os membros assim optaram. Quando se embarca para um processo eleitoral, tem que se contar com este tipo de coisas, derrota ou vitória.
Não interessa aqui discutir alguns aspectos que supostamente teriam levado a que os membros do comité da cidade "chumbassem" a candidatura de Eneas Comiche. Fala-se de muita coisa feia. Diz-se que Comiche era racista ( in Magazine independente) . Mas racista em relação a quem? E de seguida, diz-se que é tempo de se ter um presidente negro no Município (...) Alguém percebe isto? Comiche racista? Comiche elitista? Não quero acreditar que alguém tenha qualificado o Presidente Comiche desta forma. O Magazine cita um membro da Frelimo ao nível do comité da cidade de Maputo. Bom, a ter acontecido, é de certeza uma assustadora vergonha. A Frelimo não pode albergar pessoas desta estirpe. Isto colide frontalmente com a disciplina deste Partido. Talvez é assim apelidado, o Presidente Comiche, por ter privilegiado a gestão da coisa pública com isenção, imparcialidade, independência e responsabilidade, o que pode ter ofendido determinados grupos, cujo interesse primário é usar a coisa pública para enriquecimento pessoal...( se me permitem especular). Ora bem, deixando para lá as supostas guerrinhas internas do Partido Frelimo, é importante reconhecermos o trabalho levado a cabo pelo presidente Comiche nos últimos dois anos do seu mandato. Foram dois anos de trabalho assinalável. Penso que deu algum exemplo de como é que um Município deve ser dirigido. Procurou fazer cumprir a legislação autárquica. Deixou uma lição! Parabéns, presidente Comiche, a despeito de já ter criticado o seu trabalho neste blogue, no que respeita a gestão do lixo na cidade de Maputo, situação que nos últimos tempos foi de alguma forma corrigida.
Penso que não se pode criar muito alarido acerca da sua saída. Até compreendo o sentimento de insatisfação que alguns munícipes tem manifestado através de diferentes órgãos de informação. É natural! Mas é preciso ter em conta que a Frelimo tem um processo interno de escolha de candidatos às eleições quer gerais, quer autárquicas. Até porque o Presidente Comiche passou pelo mesmo processo há 5 anos atrás. E para sermos coerentes, aceitemos então o que aconteceu no dia 22 de Agosto de 2008 (eleições internas que culminaram com a derrota de Eneas Comiche). Sei que é difícil acreditar no que aconteceu, mas é a organização interna daquele Partido. Outras organizações partidárias, as empresas, as ONGs, as congregações religiosas, etc, têm também uma forma peculiar de dirigir os seus processos. E desde que os processos internos sejam feitos de acordo com os ditames internamente traçados e de acordo com a lei, penso que devem ser respeitados. David Simango poderá ser "vítima" do mesmo processo no futuro. Doa a quem doer!
Há também que tecer algum comentário relativamente ao que foi dito esta semana pelo Secretário para mobilização e propaganda do Partio Frelimo, o Sr. Edson Macuácua, no programa "opinião pública", transmitido pela STV. Segundo Edson Macuácua, a eleição de Simango não alterará o rumo das coisas no Município de Maputo, pois ele estará a cumprir o programa do Partido-citei de memória. Distancio-me deste pronunciamento. Macuácua procura dar a entender que as pessoas não são determinantes para a boa gestão Municipal ou seja do que for. Para ele, o que é determinante, e isso sim, é o programa traçado. No caso vertente, o programa do Partido. Ou seja, qualquer pessoa pode estar lá, o que interessa é que esteja a cumprir o programa do Partido. Terei percebido bem o reciocínio de Edson Macuácua? Na verdade, o entendimento de Edson Macuácua não pode proceder pois os anteriores presidentes do Município de Maputo, os que antecederam Comiche, estiveram também a cumprir um programa do Partido Frelimo, mas em termos de gestão do Município é aquilo que toda a gente sabe- gestão ruinosa. Portanto, Sr. Edson Macuácua, não basta que o Programa seja óptimo, óptimos devem ser também o executor e sua equipe.