domingo, setembro 05, 2010

Manifestações

Os boatos que dão conta que amanhã, segunda-feira, haverá manifestações violentas, continuam a ser difundidas. Os cidadãos, sobretudo os que incitam violência, tem que saber que o vandalismo, o saque, não nos levarão a lado algum. Com o vandalismo apenas prejudicaremos a economia nacional.

Moçambique e Líbia empataram sem abertura de contagem

CAN 2010-Moçambique vs Líbia

As manifestações já fazem parte do passado. Hoje vou ao Estádio da Machava apoiar a nossa selecção A de futebol que defronta a sua congénere da Líbia. Espero que os dirigentes marquem a sua presença como tem sido hábito...O povo não vai descarregar a fúria. O povo moçambicano sabe separar o trigo do joio.

sexta-feira, setembro 03, 2010

Manifestações: Chimoio, centro de Moçambique

Em Chimoio, capital da Província central de Manica, foram detidos mais de 50 manifestantes. Entretanto a Polícia já controla a situação. Fonte: PRM - Chimoio.

Situação controlada em Maputo

A vida voltou à normalidade na cidade de Maputo. Estou no escritório (baixa de Maputo) a trabalhar normalmente. É verdade que nem todas instituições abriram as suas portas. As ameaças de que as manifestações reiniciarão não passam de simples boatos.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Manifestações em Maputo: Conselho de Ministros pronuncia-se

Terminou a sessão extraordinária do Conselho de Ministros. Trata-se de uma sessão especialmente convocada para a analise da situação que se vive em Maputo. O Governo, no essencial, repetiu o discurso proferido pelo Presidente da República ontem proferido. Tudo resume-se num balanço de danos humanos e materiais e apelo à calma. Uma solução para a crise que se vive, absolutamente nada foi avançado. Na verdade, tal contraria as minhas expectativas e quiça duma parte significativa dos municipes de Maputo.

quarta-feira, setembro 01, 2010

Manifestações. Prof. Firmino Mucavel

O Prof Firmino Mucavel, quanto a mim é um dos poucos académicos que apresenta soluções concretas para o alívio da pobreza no País.Ele é um dos painelistas num debate moderado por J. Langa na STV. Outros académicos só se limitam a dizer o que está mal. apenas isto. Limitam-se a repetir o discurso do povo. Assim a gente não pode avançar.

Manifestações: Como é que o País deve ser visto?

"O desafio não consiste em dizer como é que o País é, como o País deve ser, como os outros devem ser, enfim, como o mundo deve ser. Não. O desafio consiste em sempre perguntar o que nós próprios podemos aprender a partir da interpelação que fazemos. O sentido crítico nasce aí mesmo. E uma vez nascido, não deixem morrer, por favor. "ELÍSIO MACAMO

RTP ÁFRICA analisa situação em Moçambique

A RTP ÁFRICA analisa, em antena aberta, a situação em Moçambique. Parabéns RTP.

STV- um exemplo de jornalismo

A STV é o único órgão de comunicação social que reservou todo o dia de hoje para cobrir as manifestações que estão a ocorrer nas cidades de Maputo e Matola. E está a desempenhar o seu papel com profissionalismo.

STV

Quase todos entrevistados pela STV, onde se incluem académicos, acusam o governo de ser pouco comunicativo e de não conseguir responder as exigências do povo e criticam severamente o pronunciamento do Ministro do Interior que qualifica os manifestantes de bandidos e arruaceiros. E dizem até que são os mesmos jovens que durante a campanha eleitoral apoiram vivamente o partido do sr Ministro Pacheco e hoje são tidos como bandidos.

Ministro do Interior perde rica oportunidade...

Na sequência das manifestações que neste momento estão a ser levadas a cabo nas cidades de Maputo e Matola, respectivamente, a STV entrevistou o Ministro do Interior quando este saia das instalações da TVM. O Ministro qualificou os manifestantes de "bandidos". Em boa verdade, perdeu, quanto a mim, uma soberba oportunidade de transmitir aos cidadãos uma mensagem de esperança e apelo à calma, tal como tem sido de praxe nestas situações.

Cidade de Maputo em pânico

A capital moçambicana vive momentos de grande tensão. Cidadãos insatisfeitos com o custo de vida, pelo menos é isto que tenho estado a ouvir pelos principais órgãos de comunicação social, tomaram de assalto algumas artérias da cidade de Maputo e Matola. Até ao momento o balanço não é nada animador. Estabelecimentos bancários vandalizados, roubo em armazéns, alguns feridos graves dão entrada nos principais hospitais da capital, duas crianças foram alvejadas mortalmente na Av. Acordos de Lusaka em Maputo, viaturas incendiadas. Enfim, estamos a viver momentos dramáticoas. Esta-se perante um segundo "5 de Fevereiro". Pessoalmente apelo à calma. E estou contra discursos incendiários de alguns sectores da sociedade civil. Diga-se, já mesmo a terminar, que estas violentas manifestações acontecem numa altura em que procuramos atrair mais investidores para Moçambique através da FACIM. A RTP internacional está a informar ao mundo este clima de tensão vivido em Maçambique. Isto belisca a imagem do nosso País. De todo o modo, termino reiterando o apelo à calma, à observância do civismo e respeito pelo património alheio e pelas instituições públicas.