terça-feira, fevereiro 05, 2008

Maputo e Gaza- cidadãos protestam a subida da tarifa dos "Chapas"

Em Maputo e Gaza, cidadãos protestam a subida das tarifas dos transportes semi-colectivos de passageiros. Há registo de danos que neste momento não se pode quantificar. Em 2005 houve manifestações da mesma natureza. Logo depois das manifestações de 2005, o Governo prometeu tomar uma série de medidas visando evitar o cenário ocorrido naquele ano. Uma das medidas consistia na aquisição de mais viaturas para as empresas TPM, TPB e TPN( em Maputo, Beira e Nampula). De lá até hoje, pouco foi feito. Mais uma subida ocorreu hoje, 5.02.2008, e lá estão os cidadãos mais uma vez em actos de vandalismo. Com ou sem razão, não sei! É sabido que ao longo de 2007 o Estado adquiriu autocarros de luxo ( assim a imprensa reportou) para a empresa TPM ( Transportes Públicos de Maputo), destinados apenas a prestação de serviço de aluguer. Não sei o que é que isto significa num País com problemas básicos de transporte (não estou a pretender insinuar nada). Chimbu, nosso economista da blogosfera, preste-me uma assessoria, por favor! Como corrigir este problema que já ocorre de forma ciclica?

3 comentários:

Elísio Macamo disse...

grave, caro ilídio, mas ainda bem que estás de volta! pelo menos isso. já estivemos a discutir esse problema por aqui. a questão é capaz de ser de saber se é mesmo um problema de transportes. tudo indica que não. abraços.

ilídio macia disse...

O aumento da tarifa do chapa deve ser um pretexto.Surgiu-me agora esta opinião.

Eugénio Chimbutane disse...

Já comentei sobre o assunto. Veja meu post de 27/01/08. Veja meu comentário em resposta ao Emídio Beúla. Ele publicou o mesmo comentário no Jornal Savana da semana passada no seu artigo "Quando o Estado se Demite" Pág. 2 e 3.