quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Tráfico de menores ou não?

A Procuradoria Geral da República, convidou, ontem, a comunicação social para informar que o caso das crianças transportadas num camião interceptado em Inchope não consubstancia tráfico de menores. O relatório da investigação efectuada, foi apresentado pelo Procurador -Geral Adjunto, o Sr. André Cumbe. Na verdade, atendendo as declarações de Cumbe, dá para afirmar, ainda que timidamente, que o relatório não me parece fruto de uma séria actividade investigativa. Não pretendo entrar em detalhes porque apenas ouvi uma pequena parte das declarações do Procurador-Geral Adjunto, que me pareceu bastante superficial. Penso que tal relatório devia ser colocado a disposição do público, da Assembleia da República, das Universidades, etc, para poder ser discutido. Penso que temos o direito de analisar a plausibilidade do trabalho feito pelo Ministério Público
Perguntas rápidas ao PGR:
1. Por que razão as crianças foram transportadas num camião e em condições deploráveis?
2. Podem nos indicar as escolas do islão para onde tais crianças se dirigiam!
3. Quem são os responsáveis por tais escolas?
4. Há quanto tempo se dedicam a este tipo de actividade?
5. Onde e como é que dormiam as crianças transportadas?
6. O que é que comiam?
7. Havia assistência médica?
8. As crianças tinham documentos de identificação?
9. Os pais de todas elas tinham conhecimento da sua deslocação ( naquelas condições) a Maputo e para uma escola de islão?

3 comentários:

chapa100 disse...

ilidio, bem vindo das ferias. eu acho que este caso tem muitas areas de penumbra. ma se sao escolas elas devem ter algum registo e cumprir com leis e regulamentos para funcionamento de estabelecimentos de ensino em mocambique.

ilídio macia disse...

Realmente há zonas de penumbra.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Vi essa notícia aqui em Portugal mas fiquei sem saber se era tráfico de menores ou "venda dos filhos" ou tudo junto.
Gostei do seu blogue! :)