quarta-feira, agosto 27, 2008

Acerca do "afastamento" de Eneas Comiche...

A Frelimo escolheu, em 22 de Agosto de 2008, o seu candidato para o Município de Maputo. Trata-se de David Simango, o actual Ministro da Juventude e Desportos e antigo Governador da Província de Niassa. David Simango derrotou o actual edil de Maputo, Eneas Comiche. Para mim não deixou de ser surpreendente o afastamento de Eneas Comiche, pois este estava a mudar para o melhor a imagem da cidade de Maputo. Comiche, para quem está a residir ou tem passado por Maputo, é uma figura certa para dirigir o Município de Maputo nos próximos 5 anos. Mas enfim...saiu Comiche. Dói!! Nada há a fazer. Que se respeite a vontade do "estado maior general da frelimo a nível da capital do país", citando o "Magazine independente" de hoje. Os membros assim optaram. Quando se embarca para um processo eleitoral, tem que se contar com este tipo de coisas, derrota ou vitória.
Não interessa aqui discutir alguns aspectos que supostamente teriam levado a que os membros do comité da cidade "chumbassem" a candidatura de Eneas Comiche. Fala-se de muita coisa feia. Diz-se que Comiche era racista ( in Magazine independente) . Mas racista em relação a quem? E de seguida, diz-se que é tempo de se ter um presidente negro no Município (...) Alguém percebe isto? Comiche racista? Comiche elitista? Não quero acreditar que alguém tenha qualificado o Presidente Comiche desta forma. O Magazine cita um membro da Frelimo ao nível do comité da cidade de Maputo. Bom, a ter acontecido, é de certeza uma assustadora vergonha. A Frelimo não pode albergar pessoas desta estirpe. Isto colide frontalmente com a disciplina deste Partido. Talvez é assim apelidado, o Presidente Comiche, por ter privilegiado a gestão da coisa pública com isenção, imparcialidade, independência e responsabilidade, o que pode ter ofendido determinados grupos, cujo interesse primário é usar a coisa pública para enriquecimento pessoal...( se me permitem especular). Ora bem, deixando para lá as supostas guerrinhas internas do Partido Frelimo, é importante reconhecermos o trabalho levado a cabo pelo presidente Comiche nos últimos dois anos do seu mandato. Foram dois anos de trabalho assinalável. Penso que deu algum exemplo de como é que um Município deve ser dirigido. Procurou fazer cumprir a legislação autárquica. Deixou uma lição! Parabéns, presidente Comiche, a despeito de já ter criticado o seu trabalho neste blogue, no que respeita a gestão do lixo na cidade de Maputo, situação que nos últimos tempos foi de alguma forma corrigida.
Penso que não se pode criar muito alarido acerca da sua saída. Até compreendo o sentimento de insatisfação que alguns munícipes tem manifestado através de diferentes órgãos de informação. É natural! Mas é preciso ter em conta que a Frelimo tem um processo interno de escolha de candidatos às eleições quer gerais, quer autárquicas. Até porque o Presidente Comiche passou pelo mesmo processo há 5 anos atrás. E para sermos coerentes, aceitemos então o que aconteceu no dia 22 de Agosto de 2008 (eleições internas que culminaram com a derrota de Eneas Comiche). Sei que é difícil acreditar no que aconteceu, mas é a organização interna daquele Partido. Outras organizações partidárias, as empresas, as ONGs, as congregações religiosas, etc, têm também uma forma peculiar de dirigir os seus processos. E desde que os processos internos sejam feitos de acordo com os ditames internamente traçados e de acordo com a lei, penso que devem ser respeitados. David Simango poderá ser "vítima" do mesmo processo no futuro. Doa a quem doer!
Há também que tecer algum comentário relativamente ao que foi dito esta semana pelo Secretário para mobilização e propaganda do Partio Frelimo, o Sr. Edson Macuácua, no programa "opinião pública", transmitido pela STV. Segundo Edson Macuácua, a eleição de Simango não alterará o rumo das coisas no Município de Maputo, pois ele estará a cumprir o programa do Partido-citei de memória. Distancio-me deste pronunciamento. Macuácua procura dar a entender que as pessoas não são determinantes para a boa gestão Municipal ou seja do que for. Para ele, o que é determinante, e isso sim, é o programa traçado. No caso vertente, o programa do Partido. Ou seja, qualquer pessoa pode estar lá, o que interessa é que esteja a cumprir o programa do Partido. Terei percebido bem o reciocínio de Edson Macuácua? Na verdade, o entendimento de Edson Macuácua não pode proceder pois os anteriores presidentes do Município de Maputo, os que antecederam Comiche, estiveram também a cumprir um programa do Partido Frelimo, mas em termos de gestão do Município é aquilo que toda a gente sabe- gestão ruinosa. Portanto, Sr. Edson Macuácua, não basta que o Programa seja óptimo, óptimos devem ser também o executor e sua equipe.

7 comentários:

Ntukulo disse...

caro Ilidio, é interessante a reflexão que fazes. Porém, conjecturo eu, que Comiche tenha se concentrado em demasiado na gestão transaprente da coisa publica (o que foi bom!),esquecendo-se dos interesses dos que lá o colocaram.
Por ai não havia alternativa: so podia ser removido. Mesmo Simango, caso passe no escrutíneo de Novembro, duvido que em 2012/13 consiga suceder-se pois Maputo é um local de uma enorme diversidade de interesses, e não tenho certeza se ele conseguirá satisfazê-los a todos.
De Comiche fica desde ja a liçao de que não é suficiente ser-se Bom tecnicamente, mas tmbem é preciso se-lo politicamente.
Pessoalmente, dou meus parabens a Comiche pelo trabalho feito. Resta agora aos citadinos de Maputo (os que vao votar em Nov.), decidir sobre o futuro da cidade... a Frelimo ja fez a sua parte, a Renamo e outros partidos tmbem o farão...

ilídio macia disse...

Caro Ntukulo, muito obrigado por ter visitado esta casa, o "quotidiano de moçambique". Comiche concentrou-se demasiadamente na gestão transparente da coisa pública, citando o seu comentário. Penso que agiu muito bem.

Jonathan McCharty disse...

Mocambique e' um pais em que ainda se acha que a governacao serve para "ajudar" os camaradas politicos! Acho isso, bastante assustador, quando individuos defendem isso como coisa "normal", como "direito adquirido"!

Ntukulo disse...

Mccharty, concordo plenamente consigo. Penso tambem que é horrível olhar para a Governação como oportunidade para “ajudar” camaradas políticos. O presidente dum município deve apenas se preocupar com a boa gestão do município e dos interesses dos munícipes que o elegem, e mais nada. Nisto Comiche foi feliz. Parece me que negou qualquer tipo de “clientelismo” na gestão da coisa pública. Se agiu assim fez Muito Bem.
Porém, é preciso ter em atenção que o “campo político” é um campo de “lutas”, e só quem sabe dominar as “regras” da luta é que vence; “doa a quem doer” (Ilídio Macia).
È possível que Comiche tenha negligenciado isso. Agora vai pagar a factura, perante o desalento de todos...

Abraços

Matsinhe disse...

Transcrevo para aqui (editado) o que disse no Blog do Lázaro Bamo sobre o mesmo assunto que é discutido aqui.

Para clarificar JM = Júlio Mutisse que analisa a coisa na perspectiva FORMAL do processo que ditou a queda do Dr. Comiche. Eu quero dar uma perspectiva mais material.

"Irmão JM, o seu raciocínio peca por se centralizar em demasia no processo em si ignorando as manipulações que este pode sofrer para acomodar uma ou outra vontade.

É evidente que há contradições gritantes nos que hoje criticam o processo e questionam as "bases" que não votaram no Dr. Comiche desta vez.

Foram as mesmas bases que sufragaram - como bem dizes - a candidatura comichiana há 5 anos.

Se o processo não serve nao é só agora que deve ser criticado.

Devia ter sido igualmente criticado quando Comiche ganhou. Porém, dessa vez não houve porque criticar mas hoje ja ha...

É realmente contraditório.

Mas há uma coisa que nao devemos esquecer. A Frelimo não é um partido ingenuo. Se de facto interessasse a continuidade de Comiche, membro da comissao politica, este teria continuado. Ter-se-ia potenciado a sua canditatura até às últimas consequências.

Me parece que a candidatura do Dr. Simango foi levada às costas. Basta ver a cobertura mediática que teve quando comparada com as demais. E muitos dos que hoje criticam (jornalistas principalmente) deram voz a essa mediatização, incluindo dos potenciais pontos fracos da candidatura do Dr. Comiche.

Uma forma coerente de discutirmos esta situação e avaliarmos as situações reais que podem ter determinado a queda do Comiche, é partindo da sua obra e da projecção desta para os milhares de membros da Frelimo ao nivel da cidade.

Nao vamos esquecer interesses de dentro do próprio partido na analise que fizermos.

1. Onde são mais visíveis as realizacoes do mandato de Comiche?

2. Que medidas foram tomadas que poderiam influenciar os membros do comité de zona a votar noutro candidato e não no Comiche?

3. O que é que foi criado nos bairros suburbanos que se equipare às facilidades criadas e visíveis na cidade de cimento?

4. O que é que em termos de infraestruturas esta projectado para esses bairros?

5. Perante as dificuldades vividas pelos membros das celulas dos distritos urbanos mais problematicos que motivação existiria para votar no Comiche?

Noutra perspectiva,

1. Que influência tinha o partido nas decisoes que eram tomadas a nivel do CMM?

2. Que influência queria o partido ter nessas decisoes?

3. Que lugar é que a actual lideranca do partido reserva para os representantes das estruturas representativas do partido ao mais diverso nivel e escalão?

Parece que todos se pegaram ao mais facil que é a tal corrupção que o Dr. Comiche supostamente nao deixou acontecer.

Porque nao pensamos noutras coisas?

Pensemos, como mero exemplo, na "guerra" contra os informais espalhados pela cidade, e que estrato social representam esses informais. Pensemos nas razões que informalizam a economia nacional e pensemos nas alternativas deixadas (se algumas) às mamanas que viam o seu tomate esmagado pelas botas da polícia municipal e dos transuentes que fugiam à ira destes.

Pensemos também nos milhões de meticais e nos empregos deitados abaixo no PH 8 ex Splash.

Não estou a querer dizer que todos os vendedores informais são membros da Frelimo, e nem que o empresário do Splash o seja, muito menos que os empregados deste também o fossem.

Só estou a conjecturar que, se alguns destes indivíduos forem realmente membros do partido, têm muitos motivos para quererem ver Comiche pelas costas, independentemente das boas coisas que nós outros possamos ver do desempenho do Dr. Comiche.

Nesta perspectiva, porque então pensar na mão externa (neste caso identificada com a mão da liderança)? É aqui que encontro outra contradição. O descontentamento do povo explicava o 05/Fevereiro mas já não explica a derrota eleitoral do Comiche e aqui já se admite a "mão externa".

Lembram-se de um pronunciamento de alguem a dizer que com Guebuza o partido tinha voltado as bases? Pois então, são estas bases para as quais algumas decisões são/foram impopulares que decidem quem de facto é candidato da Frelimo através de um processo de voto.

E se o Partido notasse que com Comiche o regresso às bases seria difícil, porque então não engendrar a sua saída?

Porque não potenciar um candidato que encarne essa necessidade do Partido voltar às bases?

Porque não entregar as bases a tarefa de "crucificar" o homem que não foi As bases?

Se o Partido tem que voltar as bases, então porque não dar voz as mamanas que eram chamboqueadas nos passeios por estarem a procura do dolar para viver esse dia?

porque nao dar voz ao habitante de magoanine que tem que andar a pe para a cidade ou que perdeu emprego devido aos seus constantes atrasos porque la na sua zona nao chega chapa por falta de vias de acesso?

porque não dar voz a mamana do mercado que paga taxas e não vê contrapartidas?

Por outro lado,

Se o partido tem que VOLTAR as bases, porque nao acolher a reclamacao dos lideres dos comites de zona que dizem que o presidente do CMM nunca se aproximou deles para lhes agradecer o apoio e ouvir as suas queixas e as necessidades dos membros que representam (entre estas podem estar os pedidos de terrenos, porque nao)?

porque nao acolher as reclamacoes dos secretarios dos comites de zona que reclamam melhores condições para essas zonas adiadas a favor da parte de cimento?

Em suma,

porque nos apegamos a uma unica cosa chamada corrupcao para analisar este facto politico quando temos varios pela frente. Sera preguica?

Mutisse irmao alargue os horizontes da sua visao sobre este processo. Sei que apostavas no Dr. Comiche.... heheheh como ele perdeste.

Nao sejamos preguicosos.

Matsinhe disse...

O debate parou aqui. Convido-vos a uma abordagem diferente sobre o fenómeno político do momento que é o Daviz Simango no blog do Júlio Mutisse http://ideiassubversivas.blogspot.com/

Confesso que ainda não emiti opinião mas está lá transcrito um ponto de vista que merece reflexão e, quiçá, ser rebatido. Não vos estou a influenciar...

ilídio macia disse...

Muito grato, caro Matsinhe