quarta-feira, maio 02, 2007

GOVERNO DE MOÇAMBIQUE VAI HOMENAGEAR MIA COUTO

" O escritor moçambicano Mia Couto será homenageado na próxima sexta-feira pelo Ministério da Educação e Cultura pela sua mais recente conquista, o prémio da União Latina para as Literaturas Românticas referente a este ano. Numa cerimónia a ter lugar naquele organismo governamental, o autor cuja mais recente publicação é o romance "O Outro Pé da Sereia", receberá das mãos do ministro Aires Alí uma mensagem de congratulação pelo facto de ter vencido, mês passado, aquele importante galardão."( O destaque é meu). Lí no suplemento cultural do "NOTÍCIAS" de hoje, 2.05.2007. Na verdade, estamos perante um gesto louvável. Isto atesta que no solo pátrio há coisas muito boas. Alguns governantes têm praticado actos que dignificam o povo moçambicano. O acto de homenagear o escritor MIA COUTO, é, sem dúvida, merecedor de destaque aqui no "QUOTIDIANO DE MOÇAMBIQUE". Parabéns ao Ministro Aires Alí e ao seu grupo de Trabalho. Que gestos como estes continuem para todo o sempre. Mais uma vez, parabéns!

4 comentários:

chapa100 disse...

é um bom comeco. isto dignifica os fazedores da arte.Com sua literatura e critica social o Mia tem feito muito pela esfera publica.

ilídio macia disse...

Isso, caro Chapa100. A despeito da homenagem que será feita, penso que não se deve ficar à espera que uma entidade internacional reconheça a qualidade dos nossos escritores. Temos que homenagear os nossos independentemente de qualquer prémio internacional.

Egidio Vaz disse...

Mia Couto deve ser reconhecido.Só que para alem de o apertar a mão, devemos ouvir o que ele diz. Se na verdade queremos o respeitar. Caso o contrario, a homenagem não passara de um acto incestuoso. Seria que nem Bin Laden decidir homenagear Yasser Arafat ou Papa Ratzinger (Bento XVI)

ilídio macia disse...

Caro Egídio,excelente comentário!